O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa caracterizada por febre alta, exantema e ainda um ou mais dos seguintes sintomas: coriza, conjuntivite, tosse. Pode haver complicações como otite, pneumonia e encefalite. A caxumba é caracterizada pelo aumento das glândulas salivares principalmente das parótidas. Pode causar meningite, orquite e mais raramente pancreatite, encefalite, surdez entre outras.

A rubéola é doença exantemática iniciada por febre baixa, mal-estar, dor de garganta e dores oculares em adolescentes e adultos. É comum o surgimento de adenomegalia. O exantema (vermelhão) inicia na face e espalha-se rapidamente por todo o corpo em 24 horas.

A infecção congênita do vírus da rubéola manifesta seus efeitos mais desastrosos podendo acarretar aborto espontâneo, natimortalidade e malformações múltiplas. Daí a importância do reforço da vacina em adolescentes ou mulheres em idade fértil. Esta vacina é feita aos 12 meses de idade e deve ser feito um reforço em idade escolar (4 a 10 anos). Protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

Consulte nosso calendário vacinal.

< Voltar