São causadas pela bactéria Neisseria meningitidis que infectam crianças e adultos (sendo mais comum em crianças menores de 5 anos e em adolescentes). A transmissão ocorre por via respiratória, através do contato direto ou pela inalação de gotículas de secreção eliminadas pela tosse e espirro da pessoa infectada.

A doença normalmente deixa seqüelas graves ou é mortal. Atualmente já existe a vacina Meningite Meningocócica tipo C (conjugada à proteína) que pode ser utilizada em criança a partir dos 3 meses de idade (com número variável de doses conforme a idade em que é feita) e proporciona proteção mais duradoura.
Essa vacina é utilizada a partir de 3 meses de idade em bebês, podendo ser utilizada também em crianças maiores, adolescentes e adultos.

A vacina contra Meningite C pode ser feita a partir dos três meses de idade, sendo utilizada o esquema de duas doses, com intervalo de 2 mês entre elas, mais um reforço aos 15 a 18 meses de idade. A partir de 1 ano de idade é necessário apenas uma dose dessa vacina, mas o risco é maior em bebês.

Consulte nosso calendário vacinal.

< Voltar